terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Nova tecnologia de precisão para realizar operações delicadas


Novas cirurgias complexas e que envolvem riscos a partes delicadas, como a coluna, agora têm mais chances de ser um sucesso. Os cirurgiões terão mais tranquilidade ao realizar as operações, graças a um novo sistema inovador, baseado em um neuronavegador, um microscópio especial e um software específico.

O sistema possui três pilares fundamentais reunidos em um único aparelho. Em primeiro lugar um microscópio de grande precisão, depois um neuronavegador e por último um sistema de cirurgia guiado por imagens. O microscópio permite focar as coisas com grande velocidade, independente do aumento, enquanto o sistema de imagens funciona como um ponteiro de navegação físico.

Graças a esses três elementos, o cirurgião conhece imediatamente os locais de navegação, o diagnóstico e outros detalhes, sem perder de vista a operação, reduzindo a possibilidade de falhas.

Embora o sistema já tenha sido utilizado em operações mais básicas, foi usado pela primeira vez em uma operação de fixação cervical na Espanha. A operação aconteceu em Zaragoza, e atingiu áreas muito próximas da medula e de artérias vitais.

Essa tecnologia de visualização só está disponível em centros da Espanha, e se trata de uma inovadora forma de cirurgia que pode render bons resultados médicos.


Fonte: Universia notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário